Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Como planejar e realizar o controle financeiro do seu condomínio | Inspetor

15 janeiro

Como planejar e realizar o controle financeiro do seu condomínio

Categoria: Notícias

Sabemos como a rotina do síndico é corrida, e uma das caraterísticas essenciais para realizar essa função é ser organizado (a). Essa caraterística ajudará a manter as demandas em ordem, principalmente as financeiras.

A saúde financeira do condomínio é base para todo e qualquer ajuste que a gestão pretenda realizar. O início do ano é o momento ideal para o síndico se ajustar e planejar o que vai acontecer nos próximos doze meses. Mas por onde começar? Como fazer?

No post de hoje vamos trazer algumas dicas para ajudar os síndicos a iniciarem o planejamento financeiro do condomínio e ter maior controle dos recursos.

O primeiro passo para começar o planejamento para esse novo ano é realizar um levantamento das despesas do ano anterior. Essas informações ajudarão a ter uma base de gasto do condomínio. Após identificar esses valores, deve separar os valores das contas mensais e distribuí-las nos próximos meses. 

Como estamos passando por uma pandemia e a economia do país ainda está instável, o síndico deve simular um aumento de gastos considerável para evitar dificuldades durante o ano.

Ao identificar que o condomínio, mesmo com a projeção ao longo do ano, ficará com recursos em caixa, o síndico pode planejar obras de melhorias e reparos, pois isso valorizará ainda mais o edifício e os imóveis. Mas não se deve esquecer que essas melhorias devem ser apresentadas aos moradores durante a assembleia, para que os investimentos em obras sejam aprovados. Evitando desgastes entre administração e condôminos.

O segundo passo é analisar onde o condomínio pode reduzir custos e evitar desperdícios. Eliminar ou diminuir despesas também deve estar no planejamento anual. Ajustes na dinâmica do condomínio podem ajudar a reduzir esses custos, reformulando a utilização de recursos, por exemplo, investindo em recursos sustentáveis como energia solar para as áreas comuns e corredores e sistema de captação de água da chuva.

Investimentos em tecnologia também podem ajudar nessa redução, um exemplo é o serviço de portaria virtual que reduz até 60% dos gastos do condomínio com folha de pagamento e possui manutenção inteligente, além de trazer mais segurança para o controle de acesso.

O terceiro passo é manter o controle da inadimplência. A pandemia dificultou a vida de milhões de brasileiros e os orçamentos familiares ficaram cada vez mais apertados durante esse período, o que resultou no aumento da taxa de inadimplência dos condomínios, mas como lidar com essa situação e mantê-la sob controle? A inadimplência já não é novidade para o síndico, mas a forma como lidar com essa situação ainda gera dúvidas. 

Uma dica para lidar com situações como essas é a agilidade para resolver o problema. Entre em contato com o morador e realize as cobranças de forma rápida, para que a dívida não aumente e gere grande prejuízo ao condomínio. Realize negociações para diminuir o impacto financeiro no caixa e sempre deixe uma reserva para momentos de fluxo baixo.

Quer saber como diminuir ainda mais os custos do seu condomínio e aumentar a segurança?

Conheça a INSPETOR.COM

A INSPETOR.com é uma empresa que trabalha com segurança remota há mais de 20 anos, considerada pioneira neste mercado, utiliza as tecnologias mais atualizadas do mercado para oferecer soluções que ampliam a segurança do seu condomínio, além de reduzir o custo de até 60% da sua folha de pagamento. Um dos serviços de destaque é a Portaria Virtual, então clique aqui e conheça as soluções para o seu condomínio.

Inscreva-se e receba as nossas novidades!

Fonte adaptada: Sites O Globo e Lima Adm

Por Inspetor.com