Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Contratações de Serviços Condominiais: saiba como fazer uma gestão diferenciada | Inspetor

04 fevereiro

Contratações de Serviços Condominiais: saiba como fazer uma gestão diferenciada

Categoria: Notícias

Como você costuma escolher os fornecedores que atenderão o seu condomínio? A boa contratação de serviços é o ponto chave para ter um condomínio bem estruturado e com uma administração de excelência.

Veja alguns dicas para te ajudar nos momentos de contratações de serviços:

Definição do serviço e cotação

Para iniciar qualquer projeto no condomínio é importante que o síndico tenha conhecimento detalhado de todo o processo que será realizado durante o serviço. Definir bem o que quer e o resultado que deseja alcançar. Nem sempre conseguirá entender ou conhecer os processos, mas para não passar sufoco ao solicitar as cotações dos serviços, o síndico pode pedir a ajuda de um profissional que não participará da cotação, assim poderá ter um projeto de forma clara com tudo que o condomínio realmente precisa.

Com tudo bem definido, o próximo passo são as cotações, mas se engana quem acha que esse passo é simples. Exige muita pesquisa, com um mercado cheio de opções é preciso ser crítico e analítico ao escolher uma empresa para solicitar um orçamento. Ao selecionar uma empresa, o síndico deve pesquisar sobre a sua reputação em sites de avaliação, ler comentários de outros clientes, visitar o site e conhecer mais sobre a empresa e se os serviços que ela oferece realmente atenderão as necessidades. Se passar na avaliação selecione-a para receber a cotação. O número indicado de empresas para solicitação de cotação são quatro, assim o síndico poderá ter um panorama mais amplo. 

Lembrando que o valor não deve ser o principal critério de seleção. É importante também avaliar a descrição dos serviços enviados pelas empresas, checando se todas as necessidades do condomínio estão contempladas no orçamento e se existem custos extras.

Após o levantamento e escolher a empresa, apresente o orçamento em assembleia para aprovação.

Formalizar a prestação de serviço

Nesse ponto o síndico precisa estar bem atento, pois selecionou a empresa que está mais qualificada dentro das pesquisas realizadas e orçamentos encaminhados. Porém, é preciso checar se a empresa está legalmente apta a realizar o serviço que será contratado.

Para garantir a segurança do condomínio é preciso ter um contrato de prestação de serviço bem estruturado, para evitar conflitos durante a realização do projeto. Esse contrato deve estar detalhado e constar todos os processos da realização do projeto, pode-se incluir até mesmo o cronograma de execução e pagamento. 

Além dessas informações é importante contar também dados como número de colaboradores que a empresa disponibilizará para o serviço, os prazos de conclusão e se necessário incluir o valor da multa que será cobrado por dia de atraso, garantia de que os colaboradores da empresas estão contratados de forma legal, especifique todos os detalhes da realização dos serviços, precisos dos produtos, mão-de-obra, o que e como será feito, valores dos impostos e quem será responsável por pagar os itens descritos. Ao final solicite análise jurídica para garantir que o serviço contratado será realmente realizado e que o condomínio estará protegido em nível futuro.

Não deixe de exigir sua Nota Fiscal.

Fonte adaptada: Site SindicoNet

Por Inspetor.com