Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Como está a segurança do seu condomínio? | Inspetor

16 julho

Como está a segurança do seu condomínio?

Categoria: Notícias

Manter a segurança do condomínio é primordial, pois está entre os principais requisitos na hora de escolher um lugar para chamar de seu. Alguns quesitos são fundamentais para reforçar a segurança do condomínio. É por isso que as administradoras e síndicos buscam investir cada dia mais em segurança para minimizar o máximo possível as vulnerabilidades.  Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para manter seu condomínio seguro.

Para que um condomínio seja seguro para seus moradores e colaboradores é importante que mantenha atualizados os pilares essenciais de segurança. Esses pilares devem atuar em perfeita harmonia para assim garantir a segurança condominial. 

São eles:

  • Equipamentos
  • Tecnologia
  • Inteligência
  • Procedimentos

Veja como cada um deles atua:

Equipamentos

Para obter uma boa segurança é necessário que o condomínio invista em equipamentos de segurança com tecnologias atuais, elas oferecem maior cobertura e facilidade nos processos internos e externos do condomínio.

No mercado de produtos e serviços para condomínios encontramos diversas opções que podem aumentar a segurança por meio de cercas elétricas, sensores de presença, aceleradores de portão automático, circuito fechado de TV, sistemas de controle de acesso, entre outros.

O condomínio pode investir ainda em serviços mais completos como monitoramento de alarmes e câmeras, que funcionam 24h por dia.

Tecnologia

Quando falamos em tecnologia atualmente, falamos em automação, poder realizar atividades e processos de forma rápida sem perder a eficiência Quando trazemos isso para a segurança dos condomínios, encontramos soluções como a portaria virtual (ou remota)

Esse serviço ainda é um paradigma para muitas administrações de condomínios, porém para ter um serviço eficiente e ininterrupto a portaria virtual é uma grande aliada. Pois, diferente da portaria tradicional, ela é um tipo de tecnologia que proporciona maior segurança nesse que é o ponto de maior vulnerabilidade do condomínio.

A portaria virtual é um serviço realizado direto de uma central de monitoramento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os operadores são responsáveis pelas demandas dos condomínios, controlam os acessos de visitantes, prestadores de serviços e funcionários, tudo de forma remota, garantindo assim sua segurança e a do condomínio.

Outro benefício desse serviço é a redução de gastos na folha de pagamento do condomínio, que pode chegar a até 60%.

Inteligência

Uma das tarefas do síndico é identificar os pontos frágeis do condomínio para conseguir encontrar soluções para que elas trabalhem de forma integrada. A tecnologia deve ser utilizada como facilitadora e ponte para ações rápidas e eficientes. É assim que acontece nos serviços de monitoramento e portaria virtual, com maior visibilidade do que acontece no condomínio, qualquer evento suspeito é rapidamente identificado, e conta ainda com acionamento da polícia militar, ambulância ou bombeiro. 

Procedimentos

Esse passo o síndico deve tomar algumas providências para evitar falhas nos procedimentos de segurança estabelecidos. Na maioria das vezes, essas falhas ocorrem devido a conduta do colaborador ou do morador. Para que isso não aconteça, é importante que o síndico realize treinamentos com a sua equipe, além de comunicar de forma eficiente e ampla os processos e procedimentos de segurança que os moradores devem seguir, e explicar que isso ajudará a minimizar os riscos.

A segurança do condomínio só será eficiente quando os processos estiverem estabelecidos e sendo seguidos, e para agregar o uso da tecnologia e dos bons equipamentos trarão tranquilidade a todos os residentes.


Fonte adaptada: Site Viva Condomínio

Por Inspetor.com