Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Carros elétricos e híbridos em condomínios | Inspetor

23 julho

Carros elétricos e híbridos em condomínios

Categoria: Notícias

Há alguns anos o mercado imobiliário notou que precisava começar a se adaptar aos novos modelos de veículos elétricos (VE) e híbridos. Muitos condomínios residenciais e comerciais já estão se adaptando a essa nova realidade. 

Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), até abril de 2021, no Brasil estão em circulação, mais de 49 mil veículos elétricos. A ABVE estima que só neste ano terá mais de 28 mil novos veículos eletrificados. O número ainda é muito baixo quando comparado aos outros veículos, que chegam a mais de 46 milhões (incluindo comerciais, caminhões e ônibus).

Carregamento dos carros elétricos e híbridos no condomínio

Toda essa mudança indica que, em um futuro não muito distante, parte dos veículos da garagem dos condomínios serão híbridos ou elétricos. Porém, como é uma tendência recente, muitos projetos de condomínios não estão preparados para receber esse tipo de veículo. E quanto mais antigo o edifício for, maior é o desafio para adaptá-lo.

Os síndicos que gostam de acompanhar e se adaptar às novas tendências do mercado, é importante que iniciem o planejamento para poder instalar um carregador para os veículos. Para atender essa nova demanda, os condomínios precisam de uma rede elétrica de 380 volts trifásica, para instalação dos carregadores, essa voltagem não é uma novidade, já que muitos edifícios comerciais e industriais já a utilizam. 

Mas caso essa mudança gere muito transtorno e um custo muito alto de adaptação, os carregadores funcionam bem  em uma rede elétrica bifásica, no caso 220 volts. Essa rede garante a potência de 7 kW durante o carregamento, o que garante de 35 km a 40 km de autonomia por hora de carregamento. É importante que o condomínio instalem carregadores inteligentes, assim evitam sobrecargas.

Síndico, atenção!

Para realizar a instalação desses carregadores é necessário aprovação em assembleia, além de definir quem arcará com os custos do projeto e se ele é viável para o condomínio.

Quem será responsável pelo pagamento da energia consumida?

Essa, sem dúvida, é a maior preocupação dos síndicos e administradores dos condomínios. A tecnologia oferece esse suporte, os carregadores já estão preparados para contabilizar o consumo de forma individual ou compartilhada. No mercado há carregadores com opções de sistema informatizado, que possibilita a distribuição do custo da energia utilizada apenas para aqueles moradores que possuem veículos elétricos, de acordo com o consumo de cada um, assim é enviado um relatório para a administradora que será responsável pelo registro e envio do boleto ao condômino. Ou o condomínio pode adquirir a opção de carregadores que são liberados por meio de cartões ou aplicativos de smartphones, e ligados diretamente no relógio do proprietário do veículo, assim a medição será realizada pela própria concessionária, que emitirá a conta para o morador.

Quantos carregadores o condomínio precisa ter?

Isso depende da demanda, a tendência é algo nítido e sua perspectiva é apenas de crescimento. Os carregadores estão adaptados para compartilhamento, e o uso pode ser realizado assim com a reserva do salão de festas, por exemplo.

Segundo o  estudo de Tony Seba, economista da Universidade de Stanford, os veículos movidos a combustíveis fósseis desaparecerão até 2025. O relatório diz que os veículos elétricos são mais baratos e o custo de combustível é quase inexistente.

Fonte adaptada: Sites UOL,, Graiche, O Condomínio, ABVE, Fenauto

Por Inspetor.com