Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Como lidar com o aumento da conta de luz no seu condomínio? | Inspetor

30 julho

Como lidar com o aumento da conta de luz no seu condomínio?

Categoria: Notícias

Neste mês, a população brasileira foi surpreendida com o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) referente ao aumento de 52% na taxa extra da conta de luz. Esse ajuste foi devido aos reservatórios que estão em baixa, a alta do dólar e a alta inflação no país, além dos custos de transporte. Esse aumento pode impactar o condomínio em duas vertentes: aumentos de despesas na conta de luz e inadimplência dos moradores.

A quantidade de pessoas que circulam no condomínio faz com que o síndico pense fora da caixinha para poder ajustar e controlar os gastos com energia elétrica. Pois essa despesa representa de 4% a 10% do custo total de manutenção do condomínio e isso, para os condôminos, pode representar um aumento de 10% a 20% na taxa de condomínio. 

Então decidimos trazer algumas dicas para ajudar o seu condomínio a economizar energia e reduzir os gastos.

1. Eliminar as lâmpadas antigas

Esse ajuste pode parecer besteira, mas o uso de lâmpadas incandescentes podem fazer com que o consumo de energia do condomínio seja muito maior, por isso é importante ter atenção, pois as lâmpadas representam cerca de 20% do consumo de energia elétrica. Esse tipo de lâmpada já está ultrapassada, mas ainda existem lugares que as utilizam. 

Se seu condomínio possui lâmpadas fluorescentes, tipo comum na maioria dos locais, o síndico também deve ter atenção, pois esse tipo consome cerca de 85% a mais energia que as lâmpadas de LED, que é a opção mais indicada para economia.

2. Instalação de sensor de presença

A troca de lâmpadas comuns por de LED já ajudará o condomínio em sua redução de despesas, mas para intensificar ainda mais esse tipo de economia indicamos a instalação de sensores de presença. Esse tipo de adequação pode ajudar a economizar até 50% de energia. A instalação desse tipo de equipamento é indicado, principalmente, para lugares com baixa circulação como corredores, salões de festas, escadas e etc. Caso queira realizar as adaptações em partes, coloque esses lugares no topo da lista, isso ainda vai ajudar a aumentar a vida útil das lâmpadas.

3. Use o sol ao seu favor

Evite colocar cortinas nas janelas e portas das áreas comuns. Troque as janelas escuras por janelas de vidro e utilize mais a luz natural para iluminar os ambientes.

4. Utilize pinturas mais claras

Outra dica que pode parecer besteira é pintar as áreas comuns com tons claros, isso ajuda a clarear o ambiente e evita a necessidade de ligar as luzes durante o dia. 

5. Modernizar os equipamentos

É hora de revisar os equipamentos do condomínio como eletrodomésticos, equipamentos do salão de festas, refrigeradores e freezers das churrasqueiras e até mesmo elevadores e bombas hidráulicas. Todos esses equipamentos podem estar com o seu desempenho comprometido e consumindo muita energia. Ao trocar os equipamentos por opções mais modernas, o condomínio conseguirá mais uma opção de redução de consumo de energia.

6. E o mais importante: comunicação e conscientização

Não adianta realizar todas essas ações para redução de consumo se os moradores não apoiarem e ajudarem na redução do consumo de energia. Então os síndicos devem utilizar os canais de comunicação para  distribuir informações sobre boas práticas para diminuir gastos com eletricidade e engajar todos em campanhas.

Fonte adaptada: Sites Síndico Legal e Ahreas

Por Inspetor.com