Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Benefícios de contratar uma garantidora condominial | Inspetor

19 abril

Benefícios de contratar uma garantidora condominial

Categoria: Notícias

Gerenciar um condomínio não é uma tarefa fácil. Ser síndico implica em várias obrigações e uma delas, é claro, é acompanhar o pagamento correto de todas as contas, inclusive o recebimento por parte de todos condôminos.

Sem um controle rígido, a inadimplência dos condomínios pode atingir proporções preocupantes, comprometendo toda a administração por falta de fundos gerando pagamentos em atraso.

Os condôminos adimplentes certamente não aprovarão a ideia de pagar pelo atraso de outros moradores e  cobrir estes valores com taxas adicionais pode deixá-los muito insatisfeitos. 

Então, o que fazer para evitar esse tipo de problema?

A gestão de recebíveis é um serviço fornecido pela garantidora condominial e um dos maiores pilares do departamento financeiro de qualquer condomínio, seja ele pequeno, médio ou grande. Portanto, se essa gestão não for feita de forma correta e eficiente, o condomínio corre o risco de grandes prejuízos que podem prejudicar seu bom desenvolvimento.

Trabalhar com a gestão de recebíveis de um condomínio é uma tarefa árdua e ser responsável por esse acompanhamento financeiro envolve diversos deveres e um deles é verificar o correto pagamento de todas as unidades de um edifício. 

Sem uma gestão rígida, a inadimplência pode atingir proporções preocupantes, atrapalhando todas as outras áreas geridas por este mesmo condomínio. 

Qual a importância da gestão de recebíveis?

Antes de falarmos sobre os benefícios da gestão de recebíveis, vamos esclarecer por que esse trabalho é tão importante e por que as instituições não devem deixar de adotá-lo no condomínio.

Mesmo que os moradores estejam cientes da responsabilidade de efetuar o pagamento de suas taxas em dia, algumas coisas podem mudar ao longo do tempo, alterando o perfil de bom pagador do morador, para inadimplente. Por isso, é necessário monitorar os moradores e entender seu comportamento.

Estar preparado para esse cenário e tomar medidas preventivas é o melhor caminho para uma boa gestão de recebíveis. Por essa razão, a contratação do serviço de gestão de recebíveis torna-se indispensável para um condomínio. Neste caso, a empresa escolhida toma todas as providências necessárias para que o condomínio não sofra as consequências da inadimplência dos moradores.

Depois de adotar todas as medidas preventivas disponíveis, a equipe financeira responsável pelo serviço define os critérios que serão utilizados nas abordagens para recebimento das contas dos inadimplentes. Com toda essa organização, a prestadora de serviços garante redução na inadimplência, garantindo que o condomínio saia do vermelho, impedindo que venha a sofrer com os problemas provocados pela ausência dos pagamentos.

Além desse benefício, a contratação do serviço de gestão de recebíveis garante diversos outros benefícios, que você conhecerá abaixo:

Benefícios da contratação do serviço gestão de recebíveis

  • A empresa responsável registra todas as contas do condomínio

É importante que o condomínio tenha todos os recebíveis registrados. Sem essa prática, nenhuma ação que contribua para o desenvolvimento do condomínio pode ser tomada.

A empresa contratada, além de registrar os recebíveis, também realiza a baixa e identifica o nome do cliente e a data de vencimento da fatura.

Além disso, também realiza o registro de quanto o condomínio irá receber por mês. Através desse registro, o condomínio consegue identificar os investimentos que podem ser feitos, os produtos que podem ser adquiridos e com isso consegue melhor avaliar suas decisões..

Com o tempo, a empresa prestadora do serviço de gestão de recebíveis, consegue identificar os clientes mais inadimplentes e quais pagam até a data de vencimento.

  • Acompanhamento mensal

Após realizar todo o registro de recebíveis, a empresa contratada também realiza o acompanhamento mensal do trabalho. Caso o condomínio seja pequeno, é possível realizar esse acompanhamento diariamente, enquanto os condomínios maiores exigem uma verificação mensal.

Acompanhar de forma eficaz faz com que o síndico possa controlar melhor os recebíveis do condomínio, determinando se os pagamentos recebidos cobrem as contas mensais como, funcionários, impostos e outros.

  • Opção de oferecer condições especiais

Uma das opções na contratação do serviço de gestão de recebíveis é a opção de oferecer aos condôminos inadimplentes condições especiais para o pagamento das faturas em atraso.

Para isso, é utilizado um planejamento, junto ao síndico, com o que pode ser oferecido ao morador inadimplente. É importante que as condições oferecidas sejam benéficas tanto para o condomínio, quanto para o morador inadimplente.

  • Inadimplência

Em um condomínio é difícil identificar os moradores que pagam em dia e os que atrasam suas faturas. Se o seu condomínio ainda não realiza esse controle, é hora de começar.

O serviço de gestão de recebíveis também proporciona o controle de atrasos, sendo uma das ações mais importantes, identificando os moradores em atraso, os que pagam em dia e definir uma regra de cobrança.

Claro que a abordagem para cada caso e momento é diferente. Por isso, é sempre uma boa alternativa contar com especialistas nesse tipo de atividade. Um relatório de inadimplência também ajudará você a entender o fluxo de caixa do condomínio.

Facilite o dia a dia dos moradores

Todo síndico já ouviu dos moradores que eles esqueceram a data de pagamento ou até mesmo não conseguiram pagar usando um determinado método. Portanto, é muito importante fornecer vários recursos de pagamento aos moradores.

À medida que a tecnologia avança, mais e mais coisas estão se tornando digitais, incluindo negócios e pagamentos. Portanto, ferramentas digitais como portais de autonegociação ajudam aqui.

Cobre dos inadimplentes

Mesmo que o pagamento em dia das taxas seja um compromisso e, às vezes, desconfortável, colocá-lo em ação é necessário para garantir que o condomínio tenha o valor ideal para cumprir seus compromissos. 

No entanto, a única coisa a se observar ao cobrar as faturas de um morador é evitar ser rude e ameaçador, pois pode causar transtornos para o síndico e o condomínio. 

É importante ser sempre educado e tentar entender a situação do morador para assim chegar a um acordo que ajude ambas as partes.

Por essa razão, a contratação do serviço garantidora condominial da Inspetor.com é altamente recomendada,  que organiza de forma eficaz a gestão de recebíveis, auxilia na criação de um fluxo de caixa saudável para que o condomínio funcione adequadamente e tenha boa saúde financeira.

Por admin