Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Síndico Profissional x Síndico Morador: vantagens e desvantagens | Inspetor

24 setembro

Síndico Profissional x Síndico Morador: vantagens e desvantagens

Categoria: Notícias

Eleger um síndico para o condomínio não é fácil, além de ser uma tarefa de grande responsabilidade dos moradores, pois isso impactará no desenvolvimento e valorização do condomínio nos próximos dois anos. O síndico eleito será responsável por administrar, zelar pela segurança, gerenciar conflitos, organizar orçamentos, manter as contas em dia e gerenciar o caixa, além de cuidar da contratação de funcionários e serviços.

Por isso é importante procurar uma pessoa com conhecimento em diversas áreas para conseguir realizar uma boa gestão, pois é preciso ter conhecimento sobre assuntos jurídicos, manutenção predial preventiva, conhecer a convenção do condomínio e ser um ótimo pacificador. 

Então qual a melhor escolha para o seu condomínio? Um síndico profissional ou um síndico morador?

Para te ajudar a avaliar qual a melhor opção para o seu condomínio, trouxemos algumas vantagens e desvantagens de cada um.

Síndico Profissional

Vantagens

  • Ao decidir por um síndico profissional, o condomínio estará optando por um administrador com conhecimento especializado, que pode ser autônomo ou de uma agência especializada na terceirização de serviços condominiais. 
  • O síndico contratado não possui nenhum vínculo ou interesses pessoais que possa tirar vantagem, desta forma ele consegue ter o distanciamento crítico necessário para que assuntos que exijam mais racionalidade sejam resolvidos.
  • Possui conhecimento e experiência para gerenciar quaisquer conflitos e problemas que surgirem ao longo do tempo, de forma imparcial. Em sua maioria são administradores ou gestores, o que os torna a realização de tarefas nestas funções com um maior nível de habilidades e eficácia.
  • Como esse é seu exercício profissional, 100% das suas energias estão voltadas para a atividade.

Desvantagens

  • Custo: manter um síndico profissional gera custos maiores do que um síndico morador, pois ele está ali exercendo sua função profissional e tem direito de receber salário e benefícios para cumprir suas tarefas, já que é um prestador de serviço.
  • Como o síndico profissional não é morador do condomínio não acompanha de forma próxima a vida dos moradores e algumas rotinas que são criadas ao longo do tempo, desta forma alguns problemas podem não ser notados.

Síndico Morador

Para que algum morador se candidate ao cargo de síndico, normalmente, é necessário demonstrar interesse cargo e tornar-se elegível um mês da eleição, assim os moradores poderão ter tempo hábil para pensar sobre o voto antes da assembleia. Lembrando que essa opção é válida para qualquer morador.

Vantagens

  • Com um síndico morador a facilidade no contato é uma das grandes vantagens, pois ele está mais próximo e até sua rotina pode ser identificada facilmente pelos moradores.
  • Conhece melhor a rotina do condomínio, os espaço e os principais problemas, isso facilita na hora de selecionar um projeto e definir as prioridades para o orçamento. Além de conhecer melhor os perfis dos moradores e a necessidade de cada um.
  •  Por ser morador do local, prezará mais pela segurança e pela manutenção do condomínio, pois também usufruirá da boa administração.
  • Proporcionar um custo menor para o condomínio, pois os salários não são altos comparando ao síndico profissional.

Desvantagens

  • Uma das principais desvantagens é a falta de conhecimento das responsabilidades e atribuições do cargo. Além da falta de habilidades que são cruciais para a realização das atividades.
  • O morador pode ter outra atividade profissional diminui as horas disponíveis para dedicar-se ao cargo de síndico, isso pode acarretar em uma má gestão, pois não será possível identificar os problemas do condomínio nem as melhorias que devem ser realizadas para proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores.
  • Conflitos pessoais com moradores: esse tipo de situação é comum em casos de síndico morador. Esse tipo de conflito pode impedir que ele tome decisões racionais e imparciais, de forma justa.

No final das contas, qual o melhor?

Depois de todas as informações que passamos aqui já deu para entender que é uma questão de gosto, necessidade e oportunidade, a melhor gestão para um condomínio sempre será aquela que apresenta bons resultados, e também que agrade mais ao bolso do coletivo.

Fonte adaptada: Sites RPS Engenharia e Organize Meu Condomínio

Por Inspetor.com