Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Novo golpe aplicado em condomínios | Inspetor

14 janeiro

Novo golpe aplicado em condomínios

Categoria: Notícias

Não é de hoje que criminosos tentam acessar as dependências dos condomínios, com o aumento da tecnologia que proporciona maior vigilância e segurança aos condomínios, a criatividade criminosa voltou a agir. Dessa vez os golpes acontecem em forma de comunicação direta com o morador, utilizando nome de grandes empresas de telecomunicação.

O objetivo dos criminosos é ter acesso livre ao condomínio sem levantar suspeitas, por isso eles “oferecem” aos moradores benefícios nos serviços de TV por assinatura ou internet. O contato é iniciado a partir de uma carta enviada via correio, em nome do morador ou até mesmo do condomínio, comunicando que será realizada a substituição do modem ou até mesmo a necessidade de substituir o ampliador de sinal  por um novo modelo, com maior alcance.

A carta conta com um número de contato e um QR Code para que o morador entre em contato com a empresa para agendar a visita do técnico. Porém, o contato irá direcioná-lo para um falso telemarketing, e isso levará a liberação da entrada do criminoso que se passará por especialista, assim terá acesso ao condomínio e ao apartamento do morador.

Para evitar esse tipo de golpe, moradores e responsáveis pela gestão do condomínio devem entrar em contato com a empresa pelos canais oficiais (site, telefone ou e-mail) para confirmar a informação, é importante utilizar os contatos que estão disponíveis no contrato da empresa. 

Se o condomínio possui porteiros presenciais ou zeladores, é importante que estejam cientes desse novo formato de golpe para que assim possam avisar os moradores quando alguma correspondência parecer ter cunho duvidoso. Caso a correspondência seja destinada ao condomínio, é importante que o colaborador comunique imediatamente o síndico para que averigue se a procedência da correspondência é segura. 

Fonte adaptada: Site SindicoNet

Por Inspetor.com