Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Home office em condomínios veio para ficar! | Inspetor

21 janeiro

Home office em condomínios veio para ficar!

Categoria: Notícias

A pandemia não quer acabar! Desde 2020 estamos na luta para combater o vírus da Covid-19 e suas variantes, e ao mesmo tempo nos adaptamos às diversas realidades que estão surgindo. A Covid-19 trouxe muita tristeza, mas também acelerou muitos processos do dia a dia de todos nós, que passamos a nos envolver ainda mais com a tecnologia e suas facilidades. 

Uma delas foi a adaptação do home office, muitas empresas desde o início da pandemia adotaram o modelo de trabalho para proteger seus colaboradores e manter os negócios funcionando. Isso fez com que os condomínios passassem a ter os moradores por muito mais tempo em casa, além de cobrarem diversas coisas que muitos mal sabiam que aconteciam.

Além dos moradores passarem a trabalhar em casa, os estudos também passaram a ser em casa, tanto para os adultos quanto para as crianças, isso fez com que a dinâmica do condomínio mudasse por completo. Algumas áreas comuns ficaram fechadas e o dia a dia dos condôminos passou a ser dentro de casa 24 horas por dia. A flexibilidade das regras sanitárias fez com que algumas atividades voltassem ao modelo anterior, porém para alguns o home office tornou-se permanente e isso implica em algumas coisas.

Situações como um morador em reunião, precisando de silêncio total pode acontecer ao mesmo tempo em que seu vizinho está no momento de lazer e com seus filhos. Nesse momento é necessário ser um pouco mais flexível e evitar conflitos. O ideal é que os moradores melhorem cada dia mais a sua comunicação e entrem em acordo para que ambos possam adaptar-se a esse novo formato. O bom senso e a empatia fazem toda diferença nessas situações.

Outro ponto importante que o morador deve se atentar é o limite entre o home office e a vida pessoal, o condomínio onde mora não é comercial e fazer do seu lar o seu escritório pode ser um risco, pois em certo ponto pode ultrapassar os limites da lei e ainda colocar a vida dos vizinho em risco. Aquele home office tradicional que precisa apenas do computador e internet se mantém dentro dos limites aceitáveis, mas passar a receber clientes e permitir a entrada de pessoas que nem mesmo o morador conhece pode trazer sérias consequências, como advertências, multas e até mesmo ações judiciais. 

Estamos em um processo de adaptação dessa nova realidade, por isso muitas vezes temos que realizar diversos ajustes para respeitar os limites e manter uma convivência harmoniosa e um ambiente leve e seguro. Por isso é importante que o síndico sempre acompanhe as reclamações, entenda as solicitações e objeções para que possa realizar os ajustes e administrá-las de forma coesa e que sempre proteja os interesse gerais e do condomínio.

Por Inspetor.com