Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Descarte corretamente bicicletas abandonadas em Condomínios e faça o bem | Inspetor

26 fevereiro

Descarte corretamente bicicletas abandonadas em Condomínios e faça o bem

Categoria: Notícias

Como anda o bicicletário do seu condomínio? 

Independente do tamanho do edifício, as bicicletas estão sempre lá. Muitos moradores utilizam para praticar exercícios, passear, curtir um momento de lazer e alguns a escolhem como alternativa saudável e sustentável para o seu deslocamento. Isso fez com que os bicicletários estejam cada vez mais presentes nos condomínios. Mas nem tudo são flores, pois há aqueles moradores que em algum momento abandonam as bicicletas a ponto de começarem a enferrujar e o bicicletário acaba virando um depósito de bicicletas abandonadas.

E foi pensando nisso que o projeto Bicicleta velha, bota pra rodar surgiu em 2017, aqui na cidade de Santos. O projeto é uma parceria da Associação Brasileira de Ciclistas (ABS), ONG Sem Fronteiras e Secretaria de Governo de Santos. Atualmente, já foram revitalizadas mais de 100 bicicletas. Esse trabalho é inteiramente realizado por voluntários, quando pronta é destinada a um novo dono de forma mais acessível e saudável. Além de contribuir com o meio ambiente, esse trabalho ajuda pessoas que precisam de um meio para se locomover, mas não tem condições.

Nesse período de pandemia o projeto ajustou seu formato para transmitir mais segurança às pessoas que desejam doar suas bicicletas. O foco agora é recolher as bikes em condomínios e empresas, como o presidente da ABC, Jessé Teixeira Félix destacou no portal da prefeitura de Santos “Em tempos de pandemia, ninguém quer abrir a casa para estranhos. Então fica mais fácil deixarem os materiais nesses outros locais, onde sempre há um zelador, alguém que pode abrir a garagem pra gente poder pegar. Além de serem lugares de grande concentração de bicicletas, sempre há umas 10 ou 15 que ficam por lá enferrujando e a gente recolhe para dar uma nova finalidade”. 

Como funciona o projeto?

O condomínio pode agendar a retirada das bicicletas que serão doadas ao projeto. Já com as bikes, os voluntários começam as revitalizações, reutilizando o máximo de peças possível, que ao final serão doadas para pessoas com dificuldades financeiras que precisem de um meio de locomoção.

A garagem do seu condomínio está cheia? Quer saber como o seu condomínio pode participar?

Agende a retirada das bicicletas através do telefone (13) 3025-7373 ou 99135-0360. É possível realizar o agendamento também por e-mail, basta encaminhar para abciclistas768@gmail.com

Lembrando que qualquer pessoa pode doar sua bike, mas em caso de pessoas que moram em casas ou desejam realizar a doação individualmente, basta entregar pessoalmente, em um dos seguintes endereços (Ecopontos):

  • ONG Sem Fronteiras

Rua da Constituição, 75, Paquetá

  • Sociedade Melhoramentos da Ponta da Praia

Rua Maestro Heitor Villa-Lobos, 160

  • Sociedade de Melhoramentos da Vila Mathias

Rua Lucas Fortunato, 45

  • Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte adaptada: Site Prefeitura de Santos

Por Inspetor.com