Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

30 de novembro é dia do Síndico e você pode ajudar melhorar a rotina desse profissional | Inspetor

30 novembro

30 de novembro é dia do Síndico e você pode ajudar melhorar a rotina desse profissional

Categoria: Notícias

Hoje, dia 30 novembro é o dia de parabenizar aquele tem possui diversas habilidades, jogo de cintura e muita paciência, sabe de quem estamos falando? Estamos falando do Síndico! A data de hoje é uma homenagem para esse profissional que possui muita disposição para realizar diversas atividades como solucionar problemas, gerenciar recursos (que inclui prestar contas aos moradores), coordenar os colaboradores e prestadores de serviço, cuidar da manutenção para que esteja sempre em dia, além de proporcionar a melhor segurança possível para os condôminos. Ser síndico não é tarefa fácil e ainda requer muitas habilidades. É necessário ser harmonioso com os moradores e firme ao mesmo tempo.

Por mais que muitos não valorizam a profissão, ela possui um projeto de Lei que regulamenta o cargo de síndico em esfera federal. E este cargo está crescendo cada dia mais, e hoje existem diversos cursos para auxiliar os síndicos e ajudar a se profissionalizar cada dia mais.

Ser síndico é desgastante e complexo, mas a boa execução do trabalho chega a aumentar até o valor do imóvel. Mas diferente de muitas profissões, para assumir o cargo síndico, é necessário passar por uma série de processos. Além de possuir todas as habilidades necessárias, o candidato deve participar de uma eleição que é realizada durante a assembleia condominial. Ao ser eleito pela maioria dos votos, a gestão dura no máximo dois anos, após esse prazo outra eleição é realizada.

O que fazer no dia do síndico (e todos dias) para deixar seu síndico feliz?

Esteja sempre por dentro de tudo que acontece no seu condomínio, conheça as regras e normas e tenha espírito colaborativo. Evite conflitos e respeite o síndico e sua equipe pois estão ali para proporcionar a melhor experiência para você e sua família, então dê a atenção necessária quando se reportam a você, se estão investindo tempo para te informar é porque a mensagem é importante e você deve estar ciente.

Uma das coisas que poucas pessoas percebem, mas é de suma importância, é o zelo pelo patrimônio, isso não é apenas uma tarefa do síndico e de sua equipe, isso é um dever de todos os moradores que ali residem, pois zelar pelo seu imóvel e pelas áreas comuns do seu condomínio é cuidar e valorizar o seu bem patrimonial.

Ter bom senso e respeitar vizinhos e colaboradores também vai facilitar a vida do seu síndico, sabe como você pode fazer isso? Respeite o regulamento interno, os espaços demarcados, utilizando apenas aquele que é de direito do seu imóvel e mantenha a organização das áreas comuns, por mais que o condomínio possua uma equipe ou colaborador responsável pela limpeza, não custa nada dispensar o lixo nos lugares indicados que você, sua família e visitantes, produziram, facilitando o trabalho dos profissionais que poderão utilizar o tempo economizado em outras áreas.

Por fim, mas não menos importante, mantenha suas obrigações financeiras em dia, isso evitará que o síndico realize cobranças, mesmo legais, que tornam-se desgastantes e desagradáveis.

Ao realizar essas tarefas simples você tornará a rotina do seu síndico muito mais agradável, ele terá tempo para investir suas energias e habilidades em melhorias do seu condomínio, proporcionando um ambiente muito mais agradável e seguro.

Fonte adaptada: site tudocondo

Por Inspetor.com