Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Já pensou em ter uma horta no seu condomínio? | Inspetor

12 novembro

Já pensou em ter uma horta no seu condomínio?

Categoria: Notícias

As hortas comunitárias vem crescendo nos condomínios, pois possuem baixo custo e proporcionam aos moradores acesso a temperos, hortaliças e ervas frescas. Mas como ter uma horta comunitária? O que é preciso? Quais cuidados? Trouxemos todas essas respostas para você, para que assim possa aproveitar e iniciar a horta em seu condomínio.

As hortas podem ser construídas em um canteiro do condomínio ou em vasos, o fundamental é que seja em um local com boa iluminação, que bata luz direta, isso fará com que as plantas cresçam. 

Em questão de custos, a horta em vasos é mais acessível, pois possui baixo custo comparada ao canteiro, que necessita de uma impermeabilização com manta asfáltica no local, terra apropriada e ser construído com tijolos. Outra opção é o condomínio utilizar parte do seu jardim para construção da horta. Vale ressaltar que qualquer projeto que envolva custos extras é de bom tom e necessário aprovar em assembleia. Além de definir toda a estruturação desse projeto, definindo como será a divisão entre os condôminos, que será o responsável por cuidar, colher e distribuir.

Manutenção da horta

Selecionar bem os responsáveis pelos cuidados necessários da horta é um ponto importante para o condomínio que deseja ter esse tipo de espaço, aconselhamos que o cuidado global seja feito pela empresa que já cuida da parte de jardinagem, essa manutenção pode ser feita a cada quinze dias. Para o cuidado diário, o síndico pode destinar a tarefa à zeladoria, como a função de irrigação, limpeza e etc.

Cuidados

Esses cuidados podem ser feitos pela zeladoria, mas é preciso ter atenção nas instruções dadas pela empresa de paisagismo. É importante realizar a irrigação diariamente com um horário pré-estabelecido, realizar a limpeza para retirar as plantas daninhas, manter a adubação de forma orgânica e o mais importante, manter as pragas longe da horta. Para manter as cochinilha, lesmas, lagartas e outras espécies longe da horta, deixe uma tampa de garrafa com cerveja, isso vai atraí-las e facilitar a retirada dos animais. Outra questão importante é a poda, que deve ser feita a um dedo rente ao solo, para que a planta possa crescer novamente. 

O que plantar?

Alguns agrônomos indicam duas categorias, as que precisam de profundidade de solo e as que precisam.

Plantas como cebolinha, salsinha, tomilho, coentro, orégano, manjerona e hortelã, não precisam ser plantadas com profundidade e podem se misturar, mas o ideal é a plantação em pares. Com exceção da hortelã, que deve ser plantada sozinha. O coentro e a salsinha também não precisam ser plantados em profundidade, mas como são muito parecidos, o ideal é que não sejam plantados juntos. 

Agora as plantas como manjericão, alecrim, capim cidreira,pimentas,sálvia e louro precisam mais de 60 cm de profundidade, e caso deseje plantá-las em vasos, evite misturá-las, plante em recipientes diferentes. 

Colheita e distribuição

Chegamos ao tópico mais complexo, pois depende, em sua maior parte, do bom senso dos moradores. Pois o morador deve seguir e respeitar o rodízio, como foi estabelecido em assembleia e entender que não pode pegar quando e quanto quiser. A horta é comunitária e deve atender a todos do condomínio.

Fonte adaptada: Site SíndicoNet

Por Inspetor.com