Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Síndico, como anda o seu relacionamento com os moradores? | Inspetor

11 junho

Síndico, como anda o seu relacionamento com os moradores?

Categoria: Notícias

Pronto atendimento às demandas e questionamentos dos moradores são as principais características da função de síndico, sendo ele profissional ou orgânico. Ser abordado em momentos completamente inadequados também está na rotina dos síndicos, manter a calma e atender a essas demandas com êxito nem sempre é tarefa fácil, afinal são todos de carne e osso, com tarefas e rotinas pessoais, como todo mundo. Porém o atendimento aos moradores é fundamental para uma boa gestão do condomínio.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, síndico, conseguir manter um bom atendimento aos moradores, que irá te ajudar a equilibrar a gestão do condomínio e dar fôlego para sua vida pessoal.

Canais de comunicação estruturados

Ter canais de comunicação bem estruturados é importante para gerenciar as demandas dos moradores. Por isso, assim que eleito, o síndico deve estabelecer um canal de comunicação oficial para que os moradores entrem em contato, já número de contato, e-mail, site ou aplicativo do condomínio, e para te ajudar na gestão de tudo isso, estabeleça um prazo para resposta, nunca deixe de responder um morador.

Isso vai ajudar a evitar contatos fora da hora, seja pelo interfone ou abordagens presenciais.

Outra medida que pode ajudar a melhorar o relacionamento entre síndico e morador é o plantão. Isso trará maior segurança ao morador, pois saberá dia, hora e local onde o síndico estará para resolver qualquer situação. Com a pandemia existe a possibilidade de realizar esses plantões de forma presencial ou online (pelas plataformas Zoom, Google Meet ou Teams). 

Hoje existe também a comunicação via WhatsApp, que é utilizada em muitos condomínios, pelo fato de ser uma ferramenta de resposta rápida e acessível para todos. Com ela é possível criar um grupo com os moradores ou uma lista de transmissão para passar todas as atualizações do condomínio.

E como opção também há os grupos no Facebook, fechado e exclusivo aos moradores, essa ferramenta permite uma interação mais descontraída entre moradores e gestão.

Para definir o melhor canal com os moradores, o síndico pode abrir uma enquete e descobrir qual meio de comunicação é mais favorável aos moradores.

Delimitar assuntos

Por mais que pareça óbvio, nem todo mundo entende o papel do síndico, é preciso ser transparente e deixar claro as demandas que competem aos síndico, ao zelador e à administradora. Isso evitará que o morador ache que o síndico está de má vontade ou sendo negligente à queixa ou assunto.

Para isso o síndico pode utilizar os meios de comunicação para divulgar informações educativas sobre com quem os assuntos devem ser tratados. 

Com essas medidas o número de vezes que o síndico é acionado diminuirá, além de não ser abordado sobre assuntos que não são da sua alçada.

Alguns exemplos disso são, informar que limpeza das áreas comuns, manutenção de equipamentos e comportamento de funcionários, devem ser tratados com o zelador. Já informações de boletos (envio de segunda via), pagamentos e atas de reunião, são tratadas com a administradora.

Essas são algumas dicas simples, mas que podem facilitar e muito o dia a dia do síndico e dos moradores, criando um ambiente mais leve e compreensivo.

Fonte adaptada: Site SíndicoNet

Por Inspetor.com