Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Roubos e furtos em condomínios: como proceder? | Inspetor

22 setembro

Roubos e furtos em condomínios: como proceder?

Categoria: Notícias

Por mais que os seu condomínio esteja com toda segurança em dia, casos de roubos e furtos podem acontecer. Seu condomínio está preparado para lidar com situações como esta?

Síndicos podem sofrer uma baita dor de cabeça quando ocorrer algum furto ou roubo nas áreas comuns do condomínio. Afinal, seu papel é manter-se solícito, disponível e preocupado, pois neste momento o morador encontra-se sensível e vulnerável. Mas como deve proceder? Quem deve arcar com os custos?

Devido as circunstâncias, o ato de responsabilizar o condomínio pelo prejuízo é automático, mas o que poucos moradores e síndicos sabem é que não existe uma norma específica na Lei que obrigue o edifício a realizar o reembolso, indenização ou ser responsável juridicamente pelo caso.

Em casos de atos de roubos ou furtos os moradores devem comunicar o síndico que irá analisar as imagens e avaliar se houve negligência por parte dos funcionários ou dos sistemas instalados no edifício. 

Mas como a gestão e condôminos podem resolver casos de roubo ou furto sem iniciar uma ação jurídica?

O síndico e condôminos podem incluir uma cláusula na Convenção Condominial para que o condomínio seja responsável pelo reembolso ou indenização em casos de furtos ou roubos nas áreas comuns. Esses valores podem ser cobrados por meio de uma taxa condominial.

Caso essa condição não esteja na Convenção do condomínio as chances das autoridades responsabilizarem o edifício são mínimas, mas podem ocorrer e a determinação deve ser atendida.

Como melhorar o sistema de segurança do condomínio para diminuir ao máximo as chances de roubos ou furtos?

Em expansão no mercado, a segurança eletrônica é uma oportunidade para condomínios melhorarem o seu sistema de segurança. Com sistema integrado e aparelhos com alta tecnologia, hoje é possível realizar uma varredura no edifício em questão de minutos sem colocar qualquer pessoa em risco.

Um dos serviços da segurança eletrônica é o Monitoramento Virtual, realizado de uma central por profissionais treinados e disponíveis por 24h por dia, 365 dias do ano. O monitoramento é realizado por meio da integração de câmeras e alarmes instalados de forma estratégica em todos os pontos chaves do condomínio, fornecendo uma maior cobertura e visibilidade.

O serviço de Monitoramento Virtual ainda conta com o apoio de viaturas da Polícia Militar que realizam rondas e em casos de riscos estão de prontidão para atender o condomínio.

Além dos serviços de segurança, é necessário a orientação constante aos moradores, para garantir o fechamento correto dos portões do edifício durantes as entradas e saídas, bem como a criação de um protocolo de segurança para que os moradores possam  seguir em casos de circulação de pessoas estranhas ou movimentações incomuns.

Como contratar esse serviço?

A Inspetor.com é uma empresa especializada em segurança eletrônica há 20 anos. Sempre acompanhando as tendências do mercado, a empresa oferece serviços e produtos com as melhores tecnologias do mercado de segurança. Clique aqui e conheça nossos serviços.

Quer receber mais informações sobre serviços e utilidades para condomínios? Então clique aqui se inscreva e receba a nossa newsletter

Fonte adaptada: Site Mais Santos e Carvalho Adm

Por Inspetor.com