Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Síndico tira férias? | Inspetor

17 dezembro

Síndico tira férias?

Categoria: Notícias

As comemorações de final de ano e ano novo estão chegando, e muitos deixam para tirar suas férias durante esse período, mas e o síndico? Pode tirar férias? Sabemos que as demandas dos síndicos são intermináveis e sempre tem algo a ser feito. É justamente por isso que os síndicos devem tirar férias.

O dia a dia do síndico traz uma grande carga emocional e física para que o condomínio funcione corretamente. E é importante ressaltar que ele não é um funcionário e sim um representante eleito.

Então para que possa desfrutar das suas férias com tranquilidade, é necessário tomar algumas providências:

Designar seu substituto

Caso o condomínio tenha isso descrito em sua convenção, basta seguir o que está definido nela. Pois algumas convenções contam com cargos definidos, como subsíndico, ou designam o presidente do conselho para assumir durante essa ausência. 

Agora, caso não tenha essa informação na convenção, é importante que o síndico submeta o tema à assembleia deliberativa. Porém, mesmo com um substituto escolhido, o síndico permanece como responsável do condomínio durante sua ausência. 

Quais são as demandas que o síndico deve se atentar antes de viajar?

Para poder curtir suas férias com tranquilidade, sem ser acionado constantemente, existem algumas demandas que o síndico deve deixar em dia antes de se ausentar. Como:

  • Informar ao subsíndico ou ao presidente do conselho seu período de férias, com antecedência;
  • Resolver as demandas com mais urgências antes das férias, além de deixar todos os envolvidos a par da situação e com as orientações necessárias;
  • Deixar a lista de atividades que precisam ser realizadas durante a ausência e quem será o responsável por executar cada uma delas;
  • Comunicar aos moradores a ausência, o responsável que ficará disponível para suporte e o período de afastamento.

Situações de emergência

Por mais que tudo esteja organizado, situações de emergências podem surgir, além de outras ações que necessitam da posição do síndico eleito, então estabeleça os critérios para contato dentro desses casos. Além de deixar todos os contatos necessários de fornecedores e empresas de suporte. 

A organização e comunicação são importantes para que o condomínio possa funcionar corretamente durante a ausência do síndico e ele possa aproveitar as suas férias com tranquilidade.

Fonte adaptada: Site SindicoNet

Por Inspetor.com