Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Segurança em Condomínio: Furto de Bicicletas em Condomínios | Inspetor

Segurança em Condomínio: Furto de Bicicletas em Condomínios

Hoje temos outra questão super importante sobre segurança em condomínio. Não há dúvida de que o uso de bicicletas como meio de transporte vem crescendo, especialmente nas metrópoles que receberam investimentos para a expansão das ciclovias.

A essa forte tendência se soma o fato de que cada vez mais moradores de centros urbanos residem em prédios de apartamentos, em condomínios verticais.

O efeito negativo da conjunção destas possibilidades modernas é o aumento dos roubos de bicicletas das garagens dos condomínios.

Mesmo com toda a segurança em condomínio, infelizmente, é comum a ocorrência de furtos nestes locais. Falaremos mais sobre o assunto a seguir, confira:

Segurança em Condomínio: Furto de Bicicletas em Condomínios 

O roubo de bicicletas é uma grande preocupação na segurança condominial. Isso porque, não há nada pior do que investir tempo e dinheiro para deixar sua bicicleta do jeito que você quer e, de repente, tê-la roubada.

No entanto, é responsabilidade do morador trancar sua bicicleta. Além disso, o bicicletário também não cria responsabilidade para a gestão no roubo da bicicleta ou de seus acessórios. Portanto, o gestor do condomínio deve deixar clara esta condição. 

A seguir falaremos mais sobre:

  • Problemas relacionados ao furto;
  • Armazenamento da bicicleta no condomínio;
  • Furtos de bicicleta no Brasil;
  • Proteja sua bike: dicas de segurança;
  • Solução entregue pela INSPETOR.com.

Problemas Relacionados ao Furto

Essa falha na segurança condominial é bem comum. Se você foi vítima ou algum morador do condomínio foi roubado, você deve saber que a responsabilidade (em alguns casos) não recai sobre a gestão do condomínio. 

Quem deve ser responsável pela proteção da bicicleta é o condômino, seguindo as regras de segurança em condomínio. Portanto, infelizmente, quem sai perdendo é somente o proprietário da bicicleta.

Em outras palavras, o condomínio só poderá ser responsabilizado por roubo se esta responsabilidade for expressamente mencionada em Convenção.

Entretanto, o mais praticado é a integração de uma cláusula contrária, a de não compensação. Isto geralmente implica que a gestão não é responsável, e, portanto, não deve pagar indenização em casos de roubo ou furto em áreas comuns.

Armazenamento da Bicicleta no Condomínio

Para guardar a bicicleta corretamente ou saber se há alguma proibição de armazená-las na garagem, o indicado é consultar a Convenção e as normas de segurança em condomínio

Caso não haja nada registrado a este respeito, a orientação é que o morador tente guardá-la em seu próprio espaço de garagem que não esteja sendo utilizado (pois é o meio de transporte oficial do morador). 

Para todos os casos, sempre focando na segurança condominial, o ideal é que o condomínio tenha um bicicletário para guardar as bicicletas.

Em São Paulo já existe uma legislação específica. Em outros lugares, ela precisa ser implementada no regimento interno. Mas em qualquer caso, o estacionamento de bicicletas em condomínios deve ser bem estruturado para evitar inconvenientes.

Furtos de Bicicleta no Brasil

Uma maneira de evitar o roubo de bicicletas é sabendo quais são as regiões de maior risco para os ciclistas. Infelizmente, alguns municípios no Brasil têm uma alta taxa de roubo que exige um maior investimento em segurança condominial

Confira quais são:

São Paulo: A capital de São Paulo é a mais perigosa para os ciclistas, com uma média de 21% da totalidade de bicicletas furtadas no Brasil.

Rio de Janeiro: Bem perto de São Paulo, o Rio de Janeiro é a segunda região com o maior número de roubos de bicicletas, com 12% do número total de roubos registrados no Brasil.

Curitiba: Na terceira posição em número de bikes roubadas, temos Curitiba, a cidade capital do Paraná, com 7,56% de todos os furtos de bicicletas registrados no país.

Brasília: Na quarta posição em número de bikes roubadas, está a cidade capital do Distrito Federal e do Brasil. Brasília tem pouco mais de 3,5% dos furtos de bicicletas do país.

Belo Horizonte: Quem fecha nosso ranking com as 5 metrópoles mais perigosas é Belo Horizonte. A capital de Minas Gerais é responsável por 3,16% de todos os furtos de bicicletas no Brasil.

Proteja sua Bike: Dicas de Segurança em Condomínio

Busque usar o mesmo local e deixe a bicicleta sempre da mesma maneira. Desta forma você pode perceber se alguém tentou levar a bicicleta, no caso de “não deixei minha bicicleta assim da última vez…”. Entende?

Também prenda sua bicicleta com cadeados resistentes. Há vários casos de roubo de bicicleta no Brasil, mesmo com todas as normas de segurança em condomínio.

E se você não confia no bicicletário, utilize o elevador de serviço para levar e guardar a bicicleta no seu apartamento. Você estará seguro e com o apartamento bem decorado!

O último recurso, e o mais evitado por causa das características particulares da bike, é “disfarçar a bicicleta”. Alguns optam por colocar fita adesiva na bicicleta, de modo que a marca e outras peças com padrões de cor e modelo sejam escondidas.

Isto faz sua bicicleta parecer mais neutra e imperceptível. Entretanto, a fita pode deixá-la sem aquele visual diferenciado que geralmente possuem.

Solução Entregue Pela INSPETOR.com

A questão das bicicletas em condomínios pode levar à certos conflitos entre os moradores. No entanto, você, como síndico, deve estar preparado para lidar com isso, focando na melhoria da segurança em condomínio.

A boa notícia é que a INSPETOR.com, empresa de portaria virtual, já reconheceu o problema e está desenvolvendo soluções para dificultar a ação de bandidos nos condomínios que atende.

Ou seja, a solução para o furto de bicicletas em condomínios que possuem portaria virtual atendidos pela INSPETOR.com já está sendo implementada.

Estamos falando de uma empresa de segurança eletrônica atuando desde 2000, sempre com foco no futuro. Além disso, é pioneira em vigilância digital via Internet e possui mais de 20 anos de experiência na área de segurança.

Conclusão

Entre os equipamentos mais comuns e indicados para manter a segurança da sua bicicleta, você pode optar por trancas, cabos de aço e cadeados. O sindico deve informar o uso obrigatório de tais itens de segurança nos termos de segurança condominial.

Isto assegura a segurança em condomínio e a tranquilidade de todos os condôminos, pois evita roubos e também isenta o condomínio de responsabilidade se o fato ocorrer, já que todos estarão avisados. 

Você já ouviu falar em portaria virtual?! Essa solução pode manter as bicicletas do seu condomínio muito mais seguras, clique aqui e saiba mais!