Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Segurança em Condomínio: Evite os Novos “Modelos” de Assaltos! | Inspetor

Segurança em Condomínio: Evite os Novos “Modelos” de Assaltos!

Durante muito tempo, a maior disponibilidade de segurança em condomínio foi tida como um critério decisivo na escolha de uma casa para moradia. Entretanto, o cenário atual infelizmente está mudando isso.

Os prédios residenciais, antes considerados invioláveis, são hoje alvo de crimes que assolam praticamente todas as metrópoles do Brasil, bem como de gangues especializadas no roubo deste tipo de propriedade.

Além dos aparelhos básicos de bloqueio e vigilância do perímetro, como cercas elétricas, alarmes e circuitos de câmeras, uma das medidas tomadas por vários condomínios é a contratação de empresas de segurança patrimonial para defender os imóveis.

No entanto, isto requer um alto custo de investimento. Mas então, como evitar esse problema na gestão condominial? Continue a leitura pois temos algumas dicas para te ajudar: 

Segurança em Condomínio: Como Evitar os Novos “Modelos” de Assaltos?

Os roubos e assaltos são uma das questões que mais preocupam os gestores de condomínios, o que dá origem a debates controversos sobre vários pontos, especialmente no que diz respeito à responsabilidade da administração condominial. 

Em resumo, se você é administrador, síndico ou gerente de um condomínio, é provável que já tenha uma rotina ocupada, então a última coisa que você precisa é de uma dor de cabeça a mais, certo? Então, como evitar essa falha de segurança em condomínio?

Temos 6 dicas para te ajudar! Confira:

  • Sistema de portaria remota;
  • Procedimentos padrões;
  • Atenção aos arredores;
  • Sistema de controle de acesso;
  • Câmeras de monitoramento;
  • Estabeleça normas de convivência.

1. Sistema de Portaria Remota

A liberação de acesso via portaria remota é hoje uma das soluções mais eficazes em termos de segurança em condomínio.

Numa portaria comum, o porteiro realmente controla o acesso e a saída, mas fica sujeito a falhas nas regras de saídas momentâneas, revista e até mesmo a rendimentos de ladrões.

Por meio do acesso remoto, a tática usada em assaltos é completamente invalidada porque o porteiro controla o acesso a partir de uma estação central de monitoramento, em um local isolado ou afastado.

A adoção desta solução em sua gestão condominial irá dificultar a ação dos bandidos, diminuirá os custos de segurança e manterá os moradores do condomínio muito mais seguros.

2. Procedimentos Padrões

A maior parte dos furtos em condomínios se deve a falhas nas regras de segurança que deixam brechas para o acesso dos ladrões.

Portanto, peça que o síndico monte uma estratégia de procedimentos padrão a seguir para autorizar visitantes, serviços e entregas, por exemplo.

Comece com a autorização do condômino e a coleta de informações e credenciais, prestando atenção aos seguintes aspectos:

  • Caso haja aluguel de residências através de apps como a Airbnb, institua regras específicas para a entrada de visitantes;
  • Monitore as áreas de festas e seus arredores mais de perto;
  • Aumente a atenção em épocas festivas como Ano Novo e Carnaval, uma vez que o número de pessoas que chegam é maior;
  • Nunca autorize a entrada através de mensagens de áudio, assinatura prévia e assim por diante. Ou seja, peça a permissão do condômino em tempo real.

3. Atenção aos Arredores

Nossa terceira dica sobre segurança em condomínio: Para entrar no condomínio com segurança, o morador deve estar sempre atento há quem está ao redor da portaria. O ideal é entrar no condomínio sem o perigo de alguém desconhecido entrar ao mesmo tempo.

Se você estiver andando, uma vez que notar alguém ao redor da portaria, e se não for possível entrar rapidamente no condomínio, caminhe mais devagar para ter tempo de entender a situação. 

Entretanto, se você suspeitar de algo, não entre: caminhe em frente e dê tempo para que o caso seja resolvido. Caso esteja com seu veículo, o método é semelhante. Se necessário, ande ao redor do quarteirão até que você se sinta seguro. 

4. Sistema de Controle de Acesso

Quando se trata de segurança em condomínio, o controle de acesso deve ser tratado com muito cuidado. Hoje em dia, a tecnologia nos ajuda a melhorar os processos de acesso e saída. Você pode ter certos recursos a serviço dos condôminos, como por exemplo:

  • Biometria;
  • Reconhecimento facial;
  • Senhas;
  • Tokens.

Além disso, você pode usar estes serviços e dispositivos de segurança para desenvolver uma solução personalizada e o mais segura possível, tanto em condomínios com porteiro presencial quanto remoto.

Se você implementar na sua gestão condominial um controle de acesso mais rigoroso, você evitará que estranhos entrem nele com grande facilidade.

5. Câmeras de Monitoramento

Para aumentar a segurança em condomínio, aposte em câmeras de vigilância com funcionalidade de vídeo analytics, permitindo enviar alertas específicos e integre-os com algoritmos de detecção corporal e de reconhecimento facial. 

Hoje, há muitas opções de câmeras que possuem sensores integrados e tecnologia para capturar imagens mesmo em condições de pouca luz. 

Além disso, elas têm a capacidade de fazer a filmagem em nuvem, tudo em um sistema de segurança remota que impede que os bandidos se apropriem dos registros. Ou seja, essa é uma tecnologia indispensável na gestão condominial.

6. Estabeleça Normas de Convivência

Há vários casos de roubos em que o delinquente foi autorizado a entrar no condomínio pelos moradores. Portanto, é importante estabelecer regras e medidas preventivas que envolvam tanto moradores quanto funcionários do local. 

Estas regras de segurança em condomínio precisam ser preparadas e discutidas entre a administração e os condôminos e, se possível, desenvolva materiais de divulgação para incentivar todos a segui-las.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Não emprestar chaves a pessoas que não moram no condomínio, tais como empregados, amigos, parentes, etc.;
  • Se o condomínio exigir alguma manutenção, o zelador ou o síndico deve acompanhar os funcionários;
  • Os condôminos devem pegar as encomendas e entregas na portaria;
  • Apresente os procedimentos em caso de emergência, exemplificando, quais os números que devem ser chamados em caso de invasão.

Conclusão

Além de ajudar na valorização do condomínio no mercado imobiliário, o investimento em segurança pode melhorar tanto a experiência de uso do condomínio quanto a qualidade de vida dos condôminos.

O primeiro passo é detectar os pontos de risco do seu condomínio e corrigi-los. O treinamento de zeladores, porteiros e outros funcionários para praticarem os métodos de segurança é fundamental na gestão condominial.

Se seu condomínio não tiver um controle de acesso ideal, pode ser o momento de procurar sistemas avançados de câmeras, portões automáticos, entre outros. 

Você já ouviu falar em portaria virtual?! Essa é uma ótima solução para segurança em condomínio, clique aqui e saiba mais!