Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Como reduzir a conta de água do seu condomínio? | Inspetor

20 agosto

Como reduzir a conta de água do seu condomínio?

Categoria: Notícias

Em 2021, a água tornou-se um recurso ainda mais valioso, com os reservatórios muito abaixo da média, o estado de São Paulo logo entrará em estado de atenção. Com isso, além do impacto no aumento da conta de luz, o condomínio pode sofrer também com racionamento de água. Então por que não prevenir, evitar o desperdício e ainda diminuir o valor da conta de água do condomínio?

Um dos maiores gastos do condomínio está, na maioria das vezes, fora do campo de visão do síndico, zelador ou de qualquer um responsável pela manutenção do condomínio. Estamos falando sobre os vazamentos. Mantê-los com a revisão regular necessária pode gerar até 30% de economia, além de ser importante para saúde hidráulica do condomínio e do aproveitamento racional desse recurso.

Mas como manter a revisão da parte hidráulica em dia?

Realizando inspeções regularmente contra os vazamentos. Para realizar esse serviço o síndico pode deixar um funcionário capacitado, do seu condomínio, ou contratar uma empresa especializada para realizar o serviço periodicamente. Caso o síndico escolha designar um funcionário para essa função, a inspeção deve ser realizada a cada três meses, agora se o condomínio decidir optar por uma empresa realizada o serviço pode ser feito uma vez por semestre ou uma vez ao ano.

Quando começar?

É importante reforçar aos condôminos que o condomínio realizará essa inspeção periodicamente, e é importante que esse assunto seja discutido em assembleia, desta forma fica registrado e aprovado. O síndico não deve esquecer de pontuar que esta ação terá um impacto positivo na diminuição do custo da conta de água do condomínio, evitar manutenções com custo elevado, além de ser um benefício para a preservação do meio ambiente. 

Caso o condomínio opte por utilizar o funcionário para realização do serviço, o síndico deve garantir que ele esteja preparado e capacitado para realização do serviço, assim evitará retrabalhos e alto custo de reparação. 

Planejamento é a palavra-chave para que o síndico economize tempo, dinheiro e evite reclamações, sabemos que nem sempre é fácil fazer com que o condômino entenda a importância do serviço, mas podemos utilizar aquele velho ditado ‘quem avisa, amigo é!”. Então não deixe de comunicar todos os moradores com antecedência sobre as inspeções, isso facilitará o trabalho de quem for realizar e evitará maiores questionamentos. 

Outras medidas que também ajudaram na redução do custo da conta de água é a organização das tarefas realizadas pelo condomínio. Veja abaixo:

Troca de hidrômetros

Abandone o formato tradicional de rateio do gasto total de água entre os moradores e passe a utilizar hidrômetros individuais. Esse investimento está cada vez mais barato no mercado, pois já se tornou comum em condomínio, então vale a pena solicitar alguns orçamentos e programar essa atualização para o seu condomínio.

Dispositivos tecnológicos

As áreas comuns do condomínio são pontos de atenção para a economia, troque torneiras e chuveiros por opções mais atuais e com sistema inteligente, isso ajudará na redução de vazão. Para isso o condomínio pode optar por redutores de pressão, temporizadores e torneiras automáticas ou com leitores fotoelétricos.

 Reutilização de água

O condomínio pode construir reservatórios para reutilizar água da chuva. Essa água pode ser utilizada para limpeza das áreas comuns do condomínio ou regar o jardim. O síndico deve avaliar o investimento para ver se é adequado ao espaço que a água será reaproveitada.

Conscientização dos moradores e funcionários

E por último, mas não menos importante, a realização de reuniões com essa pauta. Esse assunto deve ser discutido regularmente com os moradores, é importante destacar que o desperdício de água não afeta apenas o morador, mas o condomínio e todos que precisam desse recurso e que utilizar a água de forma consciente ajudará o condomínio e o próprio condomínio a reduzir o custo de consumo de água.

Ajude o seu condomínio e o nosso meio ambiente. Afinal, todos nós precisamos desse recurso natural que não é um recurso inesgotável. 

Fonte adaptada: Site SíndicoNet

Por Inspetor.com