Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Como evitar má gestão e corrupção no condomínio | Inspetor

03 setembro

Como evitar má gestão e corrupção no condomínio

Categoria: Notícias

Não é de hoje que ouvimos diversos comentários sobre a integridade dos síndicos e gestores de condomínios. Isso acontece pois existe uma pequena parcela de profissionais que denigrem a imagem da profissão durante suas atuações nas gestões dos condomínios. Esses casos colocam em xeque a confiança dos moradores que podem ficar inseguros, pois a má gestão leva a desvalorização do seu imóvel e pode acabar com os benefícios à qualidade de vida que o edifício propôs quando o imóvel foi adquirido. 

Pensando nisso trouxemos algumas que devem estar sob vigilância dos moradores  para que o condomínio não sofra com as más gestões.

Evitar perpetuação no cargo de síndico: Essa dica é válida para quando os moradores estiverem desconfiados ou desconfortáveis com as posturas e formato de gestão do síndico. Fique atento às movimentações antes das assembleias de eleição e a procura por procurações, pois o síndico pode querer utilizar esses métodos para permanecer no cargo.

Atenção ao aumento da taxa condominial sem demonstração de resultados: É importante que o síndico deixe claro aos moradores o real motivo do aumento da taxa condominial, após a concretização, o síndico deve demonstrar, sempre que possível, onde o investimento está sendo aplicado, a ponto do morador notar as melhorias que foram realizadas. Mas, se as manutenções não estiverem em dia ou a qualidade dos serviços prestados pelas empresas contratadas forem de baixa qualidade, os moradores devem desconfiar e solicitar ao síndico explicações e demonstrações de onde está sendo gasto os valores recolhidos.

Atitudes autoritaristas: Nesse caso, o síndico pode distorcer a sua função e ter o condomínio como algo seu, se colocando como “dono do condomínio”. Desta forma, passa a não aceitar a participação e opiniões dos condôminos, realizando uma péssima gestão ao olhar dos moradores.

Identifique a má gestão: Gestões ruins podem desvalorizar o valor do imóvel, isso acontece quando a gestão utiliza métodos irregulares e inconsistentes. Pois os síndicos deixam de pagar as contas, não realiza a revisão e renegociação dos contratos, mantendo os mesmo prestadores de serviço, continua realizando pagamentos feitos com recibos (RPA) ao invés de Nota Fiscal para prestadores autônomos, fazendo com que o condomínio pague carga tributária mais elevada. Isso faz com que o condomínio passe por um desequilíbrio financeiro e eleva os gastos para corrigir processos e manutenções.

Ser transparente:  Para evitar qualquer tipo de desconforto e dúvidas sobre a gestão, o síndico deve manter o máximo de transparência possível. Facilite o acesso aos documentos e números do condomínio, para que os moradores possam acompanhar tudo que está em andamento e o que foi concluído. Caso alguém tenha dúvidas, explique e mostre de forma prática e objetiva, com suporte de documento que comprovem o que está sendo explicado, assim além de liquidar qualquer dúvida o síndico transmite ainda mais confiança para o morador.

Permita acesso aos balancetes, que os moradores possam conferir pastas de prestação de contas, libere cópia de contratos, números financeiros e orçamentos.

Nenhum síndico tem o direito de dificultar ou bloquear o acesso dos moradores aos documentos do condomínio. Caso isso ocorra, os moradores devem desconfiar da gestão.

Fonte adaptada: SindicoNet

Por Inspetor.com