Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

Administração de Condomínios: Quais são os Deveres do Síndico? | Inspetor

06 julho

Administração de Condomínios: Quais são os Deveres do Síndico?

Categoria: Notícias

Você sabe quais são os deveres do síndico? Hoje em dia, ser um síndico de condomínio requer bem mais do que apenas estar disponível para a função. É preciso investir em treinamento e ter uma empresa confiável para ajudá-lo na administração do condomínio. 

Na administração de condomínios, este profissional terá que administrar conflitos entre moradores, fazer a administração de recursos e planejamento financeiro, cuidar da estrutura do condomínio, assim como gerir seus colaboradores. 

Uma administração eficaz não é aquela que apenas resolve inconvenientes, mas aquela capaz de evitar gastos, casos de conflito, etc. Para ser um síndico eficiente, é necessário planejar e organizar cuidadosamente todo o trabalho visando beneficiar todos os moradores.

Função do Síndico no Condomínio

O Código Civil estabelece que os condomínios definam um síndico, que pode não ser morador, para fazer a gestão do condomínio. 

De modo geral, o síndico do condomínio é o representante legal e o responsável pela gestão de todos os pontos da administração condominial. 

Conflitos entre vizinhos, gestão de funcionários, problemas de vazamentos, obras, previsão de orçamentos, inadimplência…. Tudo faz parte dos deveres do síndico.

Evidentemente, não é uma função simples. Portanto o síndico precisa ser ético, organizado e paciente para atender aos pedidos dos condôminos. 

É também essencial que ele entenda bem a convenção de condomínio e estude as leis sobre administração de condomínio. Por lei, o síndico do condomínio precisa ser escolhido em uma assembleia num prazo de até 2 anos, podendo ser renovado.

Administração de Condomínios: Quais são os Deveres do Síndico?

Sendo diretamente responsável pelo condomínio, os deveres do síndico incluem manter o equilíbrio financeiro, da ordem, da disciplina, da segurança e da limpeza do local. 

As funções do síndico, seja residente ou profissional, são essenciais para o dia a dia do condomínio, pois ele tem autoridade em diversas questões. Mas isto não significa que ele possa fazer tudo o que quiser!

Quais são os deveres do síndico? Confira:

  • Representar o condomínio;
  • Organizar reuniões de assembleia;
  • Garantir a segurança do local;
  • Evitar casos de inadimplência;
  • Gerenciar o grupo de funcionários;
  • Fazer a gestão financeira.

Representar o Condomínio

Segundo o Código Civil, a função principal do síndico na administração de condomínios é representar, em todos os aspectos, o condomínio. Com isso, ele deve cuidar do patrimônio e dos direitos e interesses do condomínio e dos residentes. 

Ou seja, qualquer problema passa a ser de responsabilidade do síndico. Isto também quer dizer que se o síndico não desempenhar suas obrigações ou ocasionar qualquer tipo de dano à administração do condomínio, terá que responder criminalmente. 

Organizar Reuniões de Assembleia

A Assembleia Geral Ordinária deve ser realizada uma vez por ano, seu principal objetivo é prestar contas dos doze meses anteriores. 

Além de informar orçamentos e detalhes de gestão previsto para o próximo ano, este também é o momento de fazer novas eleições e mudanças nas convenções.

Um dos deveres do síndico é organizar essas reuniões do condomínio, devendo haver pelo menos uma assembleia por ano. Nestas reuniões ele participa das discussões, escuta os pedidos e presta contas aos moradores.

Garantir a Segurança do Local

A segurança é sem dúvidas uma das principais razões pelas quais as pessoas procuram viver em um condomínio. Portanto, um dos deveres do síndico é zelar pelo condomínio trabalhando na prevenção de incidentes e realizando tarefas de manutenção.

Ou seja, é dever do síndico garantir a proteção do condomínio contra roubos e assaltos. O síndico precisa atuar na prevenção de diferentes incidentes. Para isso, ele deve adotar medidas como o uso de câmeras de segurança, extintores de incêndio, interfone, entre outras.

Evitar Casos de Inadimplência

A inadimplência é um dos maiores desafios na administração de condomínios. No entanto, é essencial evitar ao máximo os meios legais, para manter um clima de boa convivência. É aqui que entra o papel do síndico de condomínios. 

Em casos como este, ele tem que examinar tudo que causou o não pagamento, oferecer uma negociação e ser compreensivo para resolver a questão. Infelizmente, uma vez que não é possível entrar em acordo, é preciso recorrer a medidas legais. 

Gerenciar o Grupo de Funcionários

Outro dos deveres do síndico é contratar os serviços de profissionais para reparos, limpeza, pintura, entre outros, sempre tentando encontrar um equilíbrio entre custo e benefício. 

Estes são apenas alguns dos serviços para que o condomínio possa fornecer a seus moradores o que eles necessitam. Portanto, o síndico do condomínio tem a função de orçar e solicitar tais serviços para manter tudo em ordem. 

O síndico também deve auxiliar na gestão dos trabalhadores, assegurando o cumprimento da legislação trabalhista e que as empresas terceirizadas ajam corretamente e dentro da lei.

Fazer a Gestão Financeira

Este também é um dos deveres do síndico. É preciso ter verba suficiente para os serviços de manutenção e de segurança, bem como para a contratação dos profissionais. 

Com isso, além de recolher contribuições e combater a falta de pagamento, é importante que o síndico seja pontual ao pagar as contas. A pontualidade evita custos adicionais com juros e garante que os residentes possam usufruir destes serviços sem problemas.

O síndico desempenha um papel essencial em garantir que as contas não sejam mais altas do que o planejado. É de sua responsabilidade buscar orçamentos mais econômicos, exercer ações para evitar desperdícios e administrar as finanças do condomínio.

Conclusão

Não é simples conviver com várias pessoas no mesmo lugar. Entretanto, o síndico, com sua experiencia na administração de condomínios, deve sempre tentar tornar a convivência a mais pacífica e agradável possível.

Portanto, para que isto aconteça, é preciso que todos os moradores, junto com o síndico, tenham responsabilidade, optando pelo bom senso e respeitando as regras do condomínio.

Se os deveres do síndico não forem desempenhados corretamente, além da possibilidade de ele receber processos judiciais, ele pode prejudicar todo o condomínio, ou seja, todos os moradores.

Enfim, quando alguém escolhe ser síndico, deve estar ciente de que será responsável por garantir o cumprimento das regras legais e dos regulamentos internos do condomínio. Espero que tenham gostado do artigo de hoje sobre as funções do síndico de condomínio! Quer reduzir os custos do condomínio?! Clique aqui e saiba mais!

Por admin