Av. Ana Costa, 146 cj. 809 - Vila Mathias Santos - SP

A pandemia não acabou: continue cuidando do seu condomínio

19 março

A pandemia não acabou: continue cuidando do seu condomínio

Categoria: Notícias

Infelizmente estamos vivendo dias cada vez mais difíceis, o coronavírus continua se espalhando rapidamente e está cada vez mais agressivo. Estamos presenciando um dos piores momentos da saúde pública do nosso país, que está beirando o colapso, correndo o risco de não conseguir atender a população que necessita de atendimento emergencial.

E mais uma vez vale ressaltar a importância do isolamento social. Pois, de acordo com os órgãos responsáveis pela saúde do nosso país e até mesmo órgãos mundiais, o isolamento é uma das melhores ferramentas para nos protegermos desse vírus, enquanto aguardamos a vacina e a imunização de todos.

Por isso é importante que síndicos de todos os condomínios adotem e reforcem regras para proteger os moradores. Além de comunicar o quão importante é a colaboração de todos até esse momento passar. Pois ao seguir as orientações e regras do condomínio, o morador estará protegendo sua família e seus vizinhos.

Medidas de Segurança

Agora é importante que o síndico reforce aos condôminos o protocolo de segurança sanitária estabelecido por muitos condomínios no ano passado, onde consta o uso obrigatório de máscaras para circular nas dependências do edifício, disponibilização de álcool em gel em todas as áreas de circulação, restrição ao uso de áreas comuns ou até mesmo fechado total das áreas e restrição de pessoas durante o uso dos elevadores.

Mas se o condomínio não possuir um protocolo de segurança sanitária, o síndico pode convocar uma assembleia extraordinária virtual para criação e aprovação desse documento. E vale ressaltar a todos os moradores que as restrições e cuidados são criados para garantir maior segurança e diminuir a propagação dos vírus.

Além da implantação do protocolo é necessário realizar fiscalizações recorrentes, para garantir que todas regras estabelecidas e aprovadas em assembleia, estão sendo cumpridas. E o morador também deve fiscalizar se o síndico está mantendo a higienização das áreas de circulação em dia, de forma recorrente e redobrada, pois a higienização é fator determinante para a segurança sanitária dos moradores.

Colaboração, consciência e empatia

Quando achávamos que as rotinas estavam retornando ao normal, fomos pegos por uma nova e agressiva onda de propagação da Covid-19, escolas que estavam retornando com o funcionamento fecharam, escritórios e comércios fecharam e apenas os serviços essenciais estão liberados. Então muitos moradores voltaram a trabalhar em home office e as crianças voltaram a ficar em casa durante o dia inteiro.

Nesse momento a empatia é importante para manter a boa convivência e evitar desgastes entre os moradores, é importante que se comuniquem para poder entender a dinâmica de cada um para se ajustarem durante esse período.

É importante também colaborar com os condôminos que possuem maior dificuldade de deslocamento e precisam consumir produtos essenciais como remédios e alimentos, a ajuda entre os moradores é essencial.

Como estamos em uma situação fora de controle e sem data definida para acabar é preciso ter consciência que além de proteger a sua vida, da sua família é preciso proteger a vida dos que estão ao seu redor, tendo vínculo familiar ou não. Tomando todos os cuidados orientados é possível salvar vidas.

Por Inspetor.com