Como ajudar na segurança e bem-estar do seu condomínio
A segurança e o bem-estar dos moradores estão entre os principais objetivos da administração de condomínios. E para que isso se concretize é necessário estabelecer normas que conduzirão o comportamento dos moradores. E pensando nisso foi elaborado os 10 mandamentos do morador, que podem ajudar síndicos e administrações durante a construção de normas e regras para condomínios.
Para colocar os mandamentos em prática é necessário que síndicos e moradores entrem em acordo sobre os níveis de segurança e bem-estar que desejam estabelecer.
A partir disso pode-se aplicar os mandamentos a seguir:
I – Conscientizar-se que para garantir o bem-estar de todos, é necessário seguir as normas de segurança estabelecidas pelo condomínio.
É importante mostrar ao condômino que ao seguir as normas ele evita ser vítima de crimes, preserva a sua vida e de ativos, e ainda valoriza o valor do seu patrimônio
II – Respeitar os profissionais que atuam diariamente na sua segurança.
Manter um ambiente de respeito mútuo proporciona um bom ambiente de trabalho para o profissional, que gera bom desempenho na execução do trabalho.
III – Permitir que os profissionais da Segurança executem os procedimentos estabelecidos, sem pressionar.
O profissional (na portaria virtual ou local) tem demandas e responsabilidade com diversas pessoas, muitas vezes simultaneamente. Pressionar pode causar falhas.
IV – Atender prontamente as portarias.
O atraso no atendimentos de interfones ou ligações congestionam o acesso de visitantes e prestadores de serviço, principalmente quando há mau tempo, podendo causar transtornos.
V – Avisar com antecedência a chegada de visitas e entregas.
Antecipar informações pode agilizar os procedimentos e tornar a recepção mais segura.
VI – Responder com prontidão perguntas realizadas para confirmar sua identidade.
Os profissionais da Segurança realizam perguntas adicionais para não acatar ordens de pessoas mal-intencionadas e desconhecidas, evitando falhas na segurança.
VII – Informar qualquer anormalidade.
Informações sobre ocorrências de qualquer natureza, com agilidade, permite que providências sejam tomadas rapidamente e com eficiência, além de impedir e amenizar riscos.
VIII – Preservar informações pessoais, financeiras e de ausência, mantendo-as sobre sigilo.
Deve-se divulgar informações sigilosas apenas para pessoas de sua confiança, evitando ações de criminosos ou pessoas mal-intencionadas.
IX – Certificar-se que todos da sua unidade conhecem os procedimentos de rotina e emergência.
Contratempos acontecem e, em casos graves, é importante que todos saibam como se comportar.
X – Manter seus dados cadastrais, de familiares, funcionários e veículos, sempre atualizados.
Informações atualizadas agilizam a operacionalização da segurança e evitam constrangimentos entre moradores e profissionais.
E agora?
Agora que você já conhece os dez mandamentos do morador, compartilhe e melhore a segurança do seu condomínio.
A INSPETOR.com tem o compromisso de garantir a segurança do seu patrimônio, e está há mais de 20 anos inovando e oferecendo aos seus clientes tecnologia de ponta, com as melhores soluções do mercado de segurança eletrônica. Conheça os serviços.
Fonte Adaptada: SEGURANÇA CONDOMINIAL | GUIA DE CONVIVÊNCIA SOCIAL – Os 10 Mandamentos do Morador – Eytan Magal Risks & Security Solutions